Verão sem Algarve não é Verão

Algarve, a Meca sagrada dos veraneantes portugueses que ano após ano continuam a deslocar-se à região em busca das águas quentes do mediterrâneo. Podemos dar-nos por felizardos por, de norte a sul do país, termos praias fantásticas capazes de agradar a todos os gostos. Mas o que faz do Algarve o sítio de eleição? Sem dúvida, a temperatura mais amena das águas! Uns graus a mais são sempre muito bem-vindos.

Embora a temperatura da água seja o fator primordial, não podemos de forma alguma menosprezar a beleza das praias algarvias. As encostas, os rochedos e as grutas dão outro encanto às suas praias, tornando-as num verdadeiro regalo para a nossa vista. Essas peculiaridades conferem-lhes um encanto especial que tem sido por variadas vezes reconhecido com distinções internacionais que premeiam a beleza natural das praias algarvias.

Algarve: praia da marina

Praia da Marina vista de cima

Algarve: praia do camilo

Praia do Camilo

Algarve | Estadia

A visita anual ao Algarve é dos poucos momentos em que nos sentimos turistas estrangeiros dentro do nosso próprio país, e não é apenas pela variedade linguística que paira nos ares nos meses de Verão. Os preços praticados no Algarve fazem-nos acreditar que estamos num país bem mais abastado que o nosso, em que a realidade salarial é completamente diferente da que estamos a presenciar. Assim, não querendo embarcar em loucuras que nos levem à falência, mas também sem querer deixar terminar o verão sem nos banharmos no mar algarvio, decidimos acampar por 5 dias.

Após alguma consulta aos parques de campismo da região, aconselharam-nos o Parque de Campismo de Armação de Pêra. Como o nosso objetivo era visitar as zonas circundantes acabámos por considerar Armação de Pêra uma excelente opção para montarmos o nosso miniquartel general. O parque de campismo apresenta boas condições, com várias zonas de sombra, um minimercado que dispõe dos produtos essenciais e com WC’s em boas condições, embora com a espera habitual na hora do banho em pleno agosto.

 

Por onde andámos no Algarve?

Cheios de vontade de percorrer o melhor que o Algarve tem para dar, mas também ansiosos por algum descanso dos atarefados dias de trabalho, decidimos desta vez conciliar da melhor maneira as nossas férias de forma a que não se tornassem numa correria intensa.

  • Praia dos Salgados

Não muito distante de Armação de Pêra, mas distante o suficiente dos magotes de pessoas que invadem as praias de Armação, decidimos dedicar o 1º e 5º dia à Praia dos Salgados. Devido à sua localização e ao seu areal extenso, os veraneantes vão se espalhando ao longo da praia, não existindo a claustrofobia habitual das praias algarvias que tanto odiamos. Alternando entre mergulhos refrescantes nas águas calmas e límpidas dos Salgados e momentos de descanso e repouso na toalha, assim se esgotaram dois dos nossos dias de férias. De destacar o bar da praia que, embora pratique preços exorbitantes, que no Algarve facilmente nos conformamos, tinha uma excelente vista para a praia e um excelente serviço.

Algarve: praia dos salgados

Praia dos Salgados

Algarve: bar os salgados

Bar “Os Salgados Trb”

  • Ponta da Piedade

Numa viagem com cerca de 40km, decidimos visitar a região de Lagos que é certamente uma das mais bonitas do Algarve. Numa manhã quente dirigimo-nos até à Ponta da Piedade e ficámos encantados! Um cenário natural perfeito, composto por imponentes rochedos corroídos que ao longo do tempo originaram brilhantes pilares, túneis e grutas ocultas. O contraste entre as falésias de arenito e as cintilantes águas azul esverdeadas são o local ideal para nos encher de inspiração. Quem estiver pela zona não evite conhecer esta maravilha da natureza.

Algarve: ponta da piedade

Ponta da Piedade

Algarve: ponta da piedade

Ponta da Piedade

Algarve: escadaria ponta da piedade

Escadaria Ponta da Piedade

Algarve: ponta da piedade

Ponta da Piedade

Algarve: farol ponta da piedade

Farol da Ponta da Piedade

  • Praia do Camilo

Já o dia ia longo quando decidimos visitar a Praia do Camilo e foi provavelmente a experiência de praia que mais nos encantou. Num fim de dia quente e com um pôr de sol que se avizinhava, as águas amenas foram convidativas a mergulhos num local repleto de uma envolvência natural inesquecível. Embora envolta numa encosta abrupta que obriga à descida de uma longa escadaria até ao curto areal, temos a certeza que não se arrependerá do esforço! A praia encontra-se dividida em duas partes, sendo possível visitar ambas atravessando um curioso túnel que as interliga.

Algarve: escadaria praia do camilo

Escadas que vão dar à Praia do Camilo

Algarve: sunset praia do camilo

Praia do Camilo

Algarve: praia do camilo

Praia do Camilo

  • Passeio de Barco nas Grutas

Há muito que ansiávamos realizar o tal famoso passeio de barco nas inúmeras grutas existentes na Costa Algarvia. Não muito distante de Armação, na pequena vila piscatória de Benagil, iniciámos o nosso percurso através da empresa Taruga Tours. Um percurso de 1.15h com passagens em diversas grutas, que através da mestria do marinheiro, entrávamos no interior das mesmas. O destaque principal é a Gruta de Benagil, a mais famosa de todas, devido à cavidade existente no teto que permite a entrada de luz solar.

O passeio teve o custo de 25€, mas acredite que a experiência justifica o investimento. Um passeio refrescante, mais ainda por irmos na proa do barco 😊. As deformações rochosas que os anos encarregaram de desenhar são construções naturais fantásticas que só conseguimos apreciar verdadeiramente através de passeios de barco como este. Aconselho vivamente o percurso e caso pretendam podem visitar as condições no site do Taruga Tours.

Algarve: interior grutas

Interior das Grutas

Algarve: rocha king kong

Rocha “King Kong” – nome pelo qual ficou conhecida devido à enorme semelhança com o gorila gigante

Algarve: gruta dos dois olhos

Gruta dos Dois Olhos

Algarve: gruta de benagil vista do interior

A famosa Gruta de Benagil vista do interior

  • Praia de Benagil

No fim do fantástico passeio de barco, que ideia seria melhor do que permanecer um pouco mais por esta região? Após a difícil missão de encontrar um bocadinho de espaço que permita estender a toalha, fomos até à água para nos refrescarmos do quente sol de agosto.

Após o percurso de barco e de conferir a curta distância, surgiu a ideia meio-louca de realizar o percurso da Praia de Benagil até às Grutas de Benagil, a nado. É certo que a distância não é das maiores, mas a forma física em que me encontro também não é decerto das melhores. Com algum esforço à mistura, não posso negar, lá alcancei aquele fantástico cenário que é de facto memorável. O esforço justificou-se plenamente, mas desaconselho esta forma de acesso devido às mudanças inesperáveis de corrente e maré, que podem dificultar drasticamente esta pequena aventura.

Algarve: gruta de benagil vista de cima

A Gruta de Benagil vista de cima

Algarve: praia de benagilPraia de Benagil

Algarve | Experiências Gastronómicas

Desta vez fomos bastante comedidos nos gastos alimentares, variando as nossas refeições entre sandes, pizzas e refeições ligeiras. Ainda assim, arranjámos folga orçamental para uma ou outra refeição mais dispendiosa e igualmente mais prazerosa. A nossa grande surpresa surgiu num local inóspito, um local isolado algures nas montanhas entre Portimão e Lagos de nome Solar do Farelo. Com decoração tradicional e um ambiente e serviço próximos, a comida que nos foi servida fazia jus às recomendações que nos levaram a este restaurante. Algarve é a região das cataplanas, por isso nada melhor do que degustar a Cataplana de Peixe, que se veio a verificar uma aposta mais que ganha.

Algarve: entradas Restaurante Solar do Farelo

Entradas no Restaurante Solar do Farelo

Algarve: cataplana de peixe

Cataplana de Peixe

Algarve | Conclusões

Algarve é o sítio onde todos queremos estar mal os raios de sol comecem a ficar mais agressivos. As águas amenas, as praias com um encanto que só a natureza sabe explicar e a noite sempre movimentada, são motivos mais do que suficientes para merecer a deslocação. Os motivos são tão fortes que ano após anos a região continua a receber milhares de turistas, nacionais e estrangeiros, que tal como nós se rendem às qualidades algarvias.

As nossas curtas férias não deram margem de manobra para descobrir tanto como desejávamos, mas ainda assim conseguimos visitar um belo par de locais fantásticos. O que ficou por conhecer fica para o próximo ano, embora o Algarve nunca precise de motivos para retorno. Até já!

Algarve: túnel praia do camilo

Túnel que interliga as duas zonas da Praia do Camilo

VEJA TAMBÉM:
O que fazer num fim de semana na Serra da Arrábida

Achaste estas dicas úteis? Esperamos que sim!
Segue-nos no Facebook e Instagram para ficares a saber quais serão os próximos destinos 🙂

Share: