Roma | 2º dia – Coliseu, Fórum Romano e Palatino

Fontana di Trevi, Pantheón, Piazza di Spagna, Monumento Vittorio Emanuele II e Villa Borghese deixaram-nos encantados no primeiro dia de visita à cidade de Roma. Entusiasmados e com as expetativas elevadíssimas, assim chegou o segundo dia que se avizinhava ainda mais impactante que o primeiro. É difícil de classificar qual o monumento romano mais importante, mas de certeza que o Coliseu estará sempre no topo da lista. Pela história, pela grandiosidade e por todo o simbolismo que o Coliseu representa, este segundo dia era à partida um dos que aguardamos com maior expetativa. Um dia que se perspetivava cansativo e preenchido, que seria completamente dedicado à descoberta dos tempos áureos do Império Romano, onde para além da visita obrigatória ao Coliseu, visitaríamos também o Fórum Romano e o Palatino.

Eleito em 2007 como uma das 7 maravilhas do mundo, o Coliseu recebe por ano milhões de turistas, sendo um dos monumentos mais visitados em todo o mundo. Inaugurado em 80 d.C. pelo Imperador Tito, o Anfiteatro com capacidade para 80 mil espetadores foi inicialmente criado com a finalidade meramente recreativa, sendo utilizado durante vários anos para espetáculos megalómanos e impensáveis na era moderna, desde logo, combates entre gladiadores, batalhas marítimas (através de um sistema hidráulico que possuía), caças de animais selvagens, execuções, encenações de batalhas famosas e dramas baseados na mitologia clássica. Mais tarde foi reutilizado para vários fins, desde habitação, a pedreira e até mesmo um santuário cristão. Destruído por incêndios, terramotos e alvo de vários assaltos, o Coliseu atualmente conta, no seu interior, com vários blocos de mármore caídos, fruto do desgaste da sua longa existência.

Muitos turistas significa enormes filas! Para o evitar compramos antecipadamente os bilhetes na internet que também permitiam a entrada no Fórum Romano. Os bilhetes custaram apenas 11,50€, devido ao facto de sermos residentes da União Europeia, com idades entre os 18 e 24 anos. Comprar os bilhetes antecipadamente permitiu-nos a entrada quase imediata, esperando apenas cerca de 10 minutos e evitando as longas filas existentes em redor do Coliseu. Aconselhamos vivamente a quem o pretenda visitar a fazê-lo, podendo efetuar a sua reserva através deste link.

 

Coliseu: no interior

Interior Coliseu de Roma

Era um dia que antevíamos movimentado e preenchido, pelo que decidimos colocar pés ao caminho pelo início da manhã para desfrutar ao máximo de um dia em que pretendíamos deixar-nos encantar pela cultura romana. Devido à nossa estadia ser relativamente distante do centro da cidade, às 8h da manhã iniciamos o nosso percurso de autocarro até à estação de metro de Batistini. Em plena hora de ponta, o metro de Roma completamente à pinha de gente, tornou a nossa curta viagem até Termini numa experiência digna de sardinha em lata. Em Termini (Gare do Oriente Italiana) descemos e dirigimo-nos à linha B que interliga a estação ao terminal que se encontra mesmo de frente para o Coliseu.

Coliseu todo

Coliseu de Roma

Coliseu: Fábio

Coliseu de Roma

Coliseu: Ioana

Coliseu de Roma

Com os olhos a pestanejar da incidência da luz à saída do metro, somos imediatamente recebidos pelo impetuoso Coliseu que nos deixa de queixo caído. O espanto, a curiosidade e a euforia é tanta que damos por nós como duas crianças perdidas na Disneyland, tentando registar para a posteridade o momento em que estivemos lado a lado com uma das construções mais marcantes da história da Humanidade. Depois do primeiro impacto e de euforia inicial, era tempo de encontrar a fila destinada a ingressos online e entrar finalmente no local mais aguardado. Quando saímos do corredor inicial e nos deparamos com o interior do Coliseu é realmente uma experiência que aconselho vivamente, o ambiente e a imagem que estamos a visionar teletransporta-nos imediatamente na história, criando em nós uma enorme admiração pela dimensão de toda aquela construção em tempos tão remotos. A visita vale cada centavo gasto!

Coliseu: interior

Interior Coliseu de Roma

Coliseu

Coliseu de Roma

Depois de umas belas fatias de pizzas e de muita quantidade de água ingerida para suportar o calor italiano, estávamos prontos para enfrentar o enorme Fórum Romano. O Fórum, outrora fora o centro comercial de Roma, onde aconteceu as decisões mais importantes do Império: eleições, discursos de políticos, julgamentos e algumas batalhas. O local é enorme, recheado de informações históricas que nos dão a conhecer muito melhor a história do Império do Romano. O Fórum, é toda uma cidade em escombros em que cada construção constitui um espaço de enorme relevância histórica.

Coliseu: vista para forum romano

Vista para Fórum Roma desde o Coliseu de Roma

Coliseu: Fórum Romano interior

Fórum Romano

Coliseu: Fórum Romano

Fórum Romano

Amantes de história ou não, é impossível não gostar do Coliseu e não se sensibilizar por todos os acontecimentos que lá ocorreram. No Coliseu e no Fórum Romano a história fez-se, decisões e atitudes foram tomadas que transformaram para sempre o rumo da Humanidade. O segundo dia em Roma, foi marcante e deixou-nos aliviados por termos conseguido visitar um dos monumentos que mais curiosidade nos despontava. Para visitar corretamente Roma, todos os dias são poucos mas felizmente ainda nos restava mais alguns dias, que contaremos em novos artigos.

Compreender o passado permite-nos olhar o futuro com a clarividência necessária!

Share: